.

27 abril 2012

Jogo para Mutual Moças



Este jogo é uma forma divertida de conhecer a opinião dos jovens sobre namoro e moralidade e de criar oportunidades de ensinar sobre o assunto.
Primeiramente fazemos um jogo gigante no chão, semelhante ao jogo da amarelinha, tendo ao centro a foto do Templo. Fazer os espaços como na gravura e numerar as caixas da amarelinha de 1 a 18.
Dividir o número de moças em dois grupos. Cada grupo escolherá uma moça como porta-voz e ela irá passando de um número a outro (de uma caixa a outra) à medida que as respostas satisfatórias forem sendo dadas. O grupo poderá ajudar a moça representante permanentemente com as respostas. A moça representante do grupo também poderá pedir auxílio uma vez aos líderes e também de passar a vez. O Jogo termina depois que os dois grupos chegarem ao templo.
Ao final do jogo o líder explicará que cada uma, a seu tempo terá oportunidades de entrar no templo, mas que nossas escolhas poderão atrasar este dia e impedir-nos de desfrutar das bênçãos do Templo na hora adequada. Também pode citar que a influência dos amigos permanentemente nos empurrarão em direção ao templo ou nos impedirão de chegar até ele. E que nossos líderes podem nos ajudar se os procurarmos pedindo auxílio.

Ao iniciar o jogo ressaltar que uma das principais causas que impedem as jovens de alcançar as bênçãos do templo dizem respeito à moralidade e ao namoro. Por isso esse jogo terá como objetivo saber como elas pensam e esclarecer algumas possíveis dúvidas delas quanto ao assunto. O jogo deverá oportunizar conversas estimulantes entre as jovens, conselhos e ajuda da liderança.

Ao terminar o jogo a líder deve salientar que durante nossas vidas surgem muitas questões que não serão abordadas aqui e que através do estudo das escrituras e da oração, podemos encontrar respostas para as mais difíceis questões pessoais. Existem questões que uma pessoa precisa descobrir por si mesmo através de revelação.

Abaixo algumas perguntas sugeridas, com as respostas baseadas em materiais, discursos e declarações de autoridades da igreja.

Pergunta 1: Quais as qualidades que deveríamos procurar em um namorado?
Porque você certamente vai se casar com alguém que primeiramente irá namorar, deve procurar qualidades no namorado que você quer no seu futuro marido. Pergunte-se:
Esse rapaz é um membro ativo e digno da Igreja? Poderia esse jovem leva-la ao templo algum dia? Esse rapaz se dá bem com sua família? Seus pais o aprovam e confiam nele? Você confia nessa pessoa? É divertido estar com ele? Será que ele quer seguir os profetas? Ele tem planos de se casar no templo? Será que faz parte dos planos deste rapaz servir uma missão de tempo integral? Este rapaz é um amigo? Ele pode vir a ser um bom pai para seus filhos? Você pode falar abertamente com ele, ele é acessível a seus argumentos? Você o admira e  o respeita como pessoa? Ele é responsável, educado, e emocionalmente maduro?
Em seguida, procure qualidades que se encaixam com seus interesses. Será que os seus hobbies, interesses, esportes, etc se encaixam com seus interesses? Você poderia se interessar pelas coisas que interessam a ele?
O interesse romântico e físico é o mais fácil de desenvolver e por isso não deve ser a principal razão para namorar ou casar com uma pessoa.
O Presidente Kimball falou: “Sem dúvida, o casamento certo começa com o namoro certo. O homem geralmente se casa com quem se relaciona, com quem vai à escola, com quem vai à igreja, com quem partilha de sua vida social dentre aqueles com quem (…) se socializa.
Pergunta 2: Tudo bem se eu namorar um não-membro?
Namorar não-membros é uma proposta arriscada. O casamento eterno é tão importante e tão real. Nós temos muito a perder por namorar não-membros, mesmo que a pessoa esteja vendo tudo como "apenas uma" diversão. Fomos aconselhados contra isso, porque se pode “cair de amor” pela pessoa que se namora e depois “cair em desgosto” – vendo a esperança de que ele vai entrar na Igreja se dissipando aos poucos diante de nossos olhos. Também é injusto até mesmo para o não-membro, pois se você deseja se casar com um membro da igreja porque fica lhe dando esperanças?Esse rapaz pode se apaixonar por você e ficar muito magoado quando você dizer a ele que nunca poderia se casar com alguém que não compartilhe das mesmas crenças e princípios.
No livro “O Milagre do Perdão” de Spencer W. Kimball lemos: “Não se arrisquem a namorar não-membros ou membros despreparados ou descrentes. Uma jovem talvez diga: — Ah! Eu não tenciono casar com ele. É apenas um passatempo. Isso é muito perigoso, pois ela pode apaixonar-se por alguém que talvez nunca aceite o evangelho. É verdade que uma pequena porcentagem finalmente se batizou após casar com membros da Igreja. (…) São a nossa abençoada minoria. (…) Mas a maioria não se afiliou à Igreja e (…) grande parte dessas uniões foi marcada por desavenças, frustrações e divórcio. (O Milagre do Perdão, p. 233)


Pergunta 3: O que se deve fazer se você gostar de um não-membro?
Você pode ser seu amigo. Você pode convidá-los - não como um possível namorado, mas como amigo mesmo - para as atividades da Igreja com você. Quando em atividades com eles, permaneçam com o grupo. Incentive os rapazes e moças da sua ala e estaca para integrarem esta pessoa. Pergunte-lhe se ele quer conhecer os missionários. Convide-os para Igreja. Com o tempo, talvez, essa pessoa irá se juntar à igreja e aí sim você pode pensar em namoro com ele. Até então, opte pelo que é mais seguro.
Os jovens, durante o namoro, podem sentir que sua harmonia emocional torna as suas diferentes crenças sem importância, mas isso não prova ser verdade na experiência real”. (pelo Presidente Hugh B. Brown)
“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos”. (2 Coríntios. 6:14) “O plano do Senhor para a família não pode ser desfrutado plenamente se as pessoas estão em jugo desigual no casamento”. (Presidente Spencer W. Kimball, "Casamento e Divórcio", Brigham Young University Devocional, 07 de setembro de 1976, pp 9-10.)
Pergunta 4: O que é necessário para ser considerado digno de entrar no templo?
Você precisa ser moralmente limpa.Você precisa pagar o dízimo, se você trabalha e recebe por isso. Você precisa ter um testemunho do Evangelho e seguir os Profetas e outros líderes da Igreja. Fale com o seu Bispo sobre mais detalhes.
“Alimente seu testemunho a respeito de Deus, o Pai, de Jesus Cristo e de Seu evangelho restaurado. Obedeça à Palavra de Sabedoria e à lei da castidade. Apoie seus líderes da Igreja, pague um dízimo integral e assista às reuniões da Igreja. Seja honesto em suas interações com outras pessoas e certifique-se de que sua vida familiar se harmonize com os ensinamentos da Igreja. Cumpra seus convênios batismais a fim de estar pronto para receber os convênios mais elevados do templo”. (site lds.org)
Pergunta 5: Por que é importante esperar até que eu tenha 16 anos para namorar?. Eu acho que estou madura agora.
“Não namorem até que tenham pelo menos dezesseis anos de idade. Namorar antes disso pode levar à imoralidade, limitar o número de outros jovens que vocês poderão vir a conhecer e privá-los de experiências que os ajudarão a escolher um parceiro eterno (Para o Vigor da Juventude, p. 24).
O Presidente Gordon B. Hinckley disse:
“O Senhor fez-nos atraentes uns para os outros com um propósito grandioso. Mas essa própria atração torna-se um barril de pólvora se não for mantida sob controle. É algo belo quando exercido da maneira correta, mas letal quando extrapola os limites estabelecidos pelo Senhor.
É por isso que a Igreja opõe-se ao namoro precoce. Essa regra não tem o intuito de prejudicá-los de modo algum. Ela visa a ajudá-los e o fará, caso a observem” (“Conselhos e Oração do Profeta para os Jovens,” A Liahona, abril de 2001, pp. 38–39).
" Você pode ser maduro, mas o profeta não disse: "Não namorem até você ter 16 anos, a menos que você seja maduro." Ele disse: "Não namorem até que você tenha 16." Parte da razão para seguir esse conselho é porque simplesmente foi dado por um profeta, e que dá a orientação de Deus para nós. Parte da razão para seguir esse conselho é porque faz sentido.
Quando você começar a namorar, é como subir em uma montanha-russa. Primeiro você sorri e flerta, então você anda de mãos dadas, então você abraça, então você pode beijar, então você pode beijar um pouco mais, então você pode querer tentar outra coisa. Com o tempo você pode querer ir além do beijo. Nós acreditamos que quando chegar a este ponto você já estará com o casamento em vista. Daí será mais fácil esperar.
Se você flerta com uma pessoa, é mais fácil flertar de novo com outros. Isso está bem. Se você ficar de mãos dadas com uma pessoa, é mais fácil dar as mãos com a próxima pessoa. Se você abraçar uma pessoa, é difícil voltar atrás e ficar apenas de mãos dadas. Abraços, beijos e aproximação física geralmente acontecerão mais rapidamente em seu próximo relacionamento. É difícil para uma montanha russa. Parece seguir sua própria tabela de tempo automaticamente. Por isso, queremos que você entre na montanha-russa no tempo apropriado, pois assim você terá maior probabilidade de chegar ao fim no momento oportuno.
Embora seja difícil frear essa montanha-russa, é fácil para acelerá-la. Seja sábia. Não queremos que você tenha algo sério sem que você esteja pronta para isso e certamente não queremos que você faça qualquer coisa que você iria se arrepender depois. Siga o profeta. Espere até os 16 anos para começar a namorar. Mais tarde, você estará pronta em todos os sentidos - espiritual, física, emocional e intelectualmente - para o namoro sério e casamento.
“O namoro, principalmente o namoro firme, no início da adolescência é algo muito perigoso. Distorce toda a perspectiva da vida. Priva os jovens de experiências válidas e enriquecedoras; limita as amizades; reduz o círculo de conhecidos que pode ser tão valioso na escolha do cônjuge para o tempo e a eternidade.
Sem dúvidas, há hora para dançar, viajar, reunir-se, namorar e até mesmo noivar, o que culminará no romance que levará os jovens ao templo sagrado para o casamento eterno. Contudo, o tempo oportuno é vital. É errado até mesmo fazer as coisas certas no momento errado, no lugar errado ou nas circunstâncias erradas. (Ensinamentos dos Presidentes Da Igreja Spencer W. Kimball cap 17 p. 208)
Pergunta 6: Como devo vestir-me ao ir ao templo?
“Use trajes domingueiros recatados ao frequentar o templo. Não cometa exageros no vestuário nem na aparência. Vista-se como se fosse a uma reunião sacramental. Ao esmerar-se na limpeza e na boa apresentação, você mostra reverência e respeito ao Senhor e a Sua casa e convida o Espírito”. (site lds.org)
Pergunta 7: Como as meninas devem fazer para que o rapaz saiba que ela está interessada nele?
Simpatia - sorrindo, fazendo coisas boas para ele, flertar com ele (jogar charme, paquerar), brincando com ele, e conversando com ele são as maneiras de mostrar a um rapaz que você gosta dele. Seja sempre amável. Seja o melhor de si, não apenas quando estiver com a pessoa que você está tentando impressionar, mas com todos. Procure fazer com que ele veja o que você tem de melhor e demonstre o quanto você é interessante e divertida, mas sem exagerar a realidade.

Pergunta 8: Como as meninas sabem se o rapaz está interessado nela?
Ele pode ser direto e falar. Mas há sinais próprios dos rapazes. Se ele a chama prá sair, se lhe oferece flores, carrega seus livros, abre as portas para ela, ou faz outras coisas gentis sempre demonstrando preocupação, Se ele está sempre por perto, se a tira frequentemente prá dançar, se a busca em casa para atividades na igreja. Isso pode significar que há um interesse maior do que a simples amizade.
Mas virá acompanhado de coisas adicionais que ele fará e que mostrará que realmente gosta dela. Ele fará coisas pensando nessa moça. Tentará realmente escutar e entender a moça. Será respeitoso para com os amigos da moça e da família. Será um amigo, de modo que a moça possa conhecer suas boas qualidades.


Pergunta 9: As meninas devem esperar que os rapazes a chamem para sair?
Depende. Se for para um evento da igreja, então sim, ela pode convidar. Convidar para cinema ou jantar já merece certo ponderamento. Se você conhece a pessoa muito bem, então é provável que não “pegue mal”. No entanto, é muito mais da nossa cultura que as meninas “esperem ser convidadas” e isso independe do que o movimento feminista tenha mudado em nossa sociedade.  Aos olhos dos rapazes pode causar estranheza se a moça tomar a frente. No entanto, os rapazes tímidos costumam gostar. Além disso, alguns pais também têm sentimentos fortes sobre isso. Converse com seus pais e estabeleça o que é aceitável e confortável para eles.
Pergunta 10: O que caras estão procurando em um sonho de menina?
Querem alguém atraente, divertida, agradável, interessante, feminina, e capaz de cumprir suas responsabilidades em casa. Eles querem que seus amigos pensem que eles “se deram bem”, fizeram “um bom negócio”. Eles querem alguém que precisa deles, alguém que pensa que eles são maravilhosos, alguém que os respeita (não fica “zoando” sobre eles) e alguém que os faz sentir forte e capaz. Rapazes mais jovens ou imaturos geralmente se preocupam apenas com coisas superficiais como a aparência. Há muitas coisas que os rapazes querem individualmente e isso é algo para se descobrir fazendo amizade com vários rapazes.
Pergunta 11: O que acontecerá a uma moça que não seja um modelo de beleza?  O que ela pode fazer se ela sonha com um relacionamento sério?
Venhamos e convenhamos: os caras gostam de garotas bonitas. Gostam de ser vistos com garotas bonitas. Mas as meninas não são tão diferentes, elas também querem ser vistas na companhia de garotos bonitos. No entanto, você não tem que ser “linda de morrer” para conquistar um rapaz. Basta trabalhar com o que você tem. O que você pode fazer para ser mais bonita? Toda garota pode ser bonita do seu próprio jeito. Formato de rosto, cores de cabelo, olhos - cada uma tem sua própria maneira de ser bonita. Saiba como melhorar e valorizar suas características físicas. Fique em forma boa - cuide de seu corpo, por dentro e por fora. Escolha roupas que a valorizem. Escolha as cores que realçam sua cor de pele. Aprenda quais são. Escolha um estilo que lisonjeie sua figura e mostre sua personalidade. Encontre penteados que fiquem bem em você. Aprenda a usar a maquiagem de forma adequada. Cuide bem dos seus cabelos, dentes (eles devem estar sempre limpos) e do seu hálito. Sorria muito porque isso irá torná-la mais atraente.
Um interior bom e doce pode realmente fazer seu exterior melhor, especialmente quando as pessoas te conhecem. Todo mundo já conheceu uma pessoa muito atraente que acabou por ter um interior característicamente feio. De repente, aquela pessoa não parece tão atraente como antes. Ser limpa, alegre, divertida, inteligente, criativa, graciosa e justa pode fazer muita coisa por uma garota que começou com "média" aparência. Ela pode ganhar muitos amigos e tornar-se popular entre os jovens, enquanto uma pessoa fisicamente mais bonita poderia deixar a desejar nestes quesitos.
Pergunta 12: Ele é bonito, legal e membro da igreja. O que mais eu preciso saber sobre ele para engrenar num namoro sério?
Há muitas coisas importantes. Saiba mais sobre suas abordagens à vida, como ele se sente sobre filhos, como ele se sente sobre a lei, seus pais, a Igreja, servir uma missão, o casamento no templo, serviço na Igreja, pagar o dízimo, e assistir a filmes impróprios. Descubra como ele vive o dia do Senhor. Descubra se ele tem um estilo de vida saudável. Como eles gasta seu dinheiro? Como isso se encaixa com a forma como você gasta o dinheiro? Saiba os seus hábitos, manias, fraquezas? Você pode lidar com eles? Saiba mais sobre experiências que o afetaram muito. Será que esta pessoa tem um bom relacionamento com o Pai Celestial? Essa pessoa tem os mesmos objetivos que você? Como ele se sente sobre a família dele? Como ele se sente sobre  a sua família? Você sentem o mesmo sobre as coisas mais importantes - família, casa, a Igreja, a música, as crianças, dinheiro, etc?
Pergunta 13: Há algum problema em beijar muito?
O livreto Para o Vigor da Juventude diz: “Antes de casar-se, não façam nada que desperte as poderosas emoções que só devem ser manifestadas no casamento. Não troquem beijos apaixonados” (p. 27)
O Élder Richard G. Scott disse: “Expressai seu amor da mesma maneira que o fariam na presença de seus pais” (“Fazer as Escolhas Certas”, Conferência Geral de outubro de 1994).

Pergunta 14: Por que é tão ruim assim namorar firme antes que os rapazes saiam em missão?
“Moças, (…) evitai namoros firmes com qualquer jovem que ainda não tenha atendido ao chamado missionário. Se seu relacionamento com um rapaz for mais casual, fica mais fácil para ele tomar a decisão de servir, assim como será mais fácil para ele concentrar todas suas energias no trabalho missionário, em vez de ficar pensando só na namorada que deixou para trás. Depois que ele retornar honrosamente da missão, será um melhor marido, pai e portador do sacerdócio” (Ezra Taft Benson, “Às Moças da Igreja”, Conferência Geral de outubro de 1986).

Pergunta 15: Está correto ter um namorado firme durante o ensino médio?
O livreto Para o Vigor da Juventude ensina: “Evitem sair sempre com a mesma pessoa” (p. 25). O Presidente Gordon B. Hinckley aconselhou: “Enquanto vocês são jovens, não se envolvam em namoro firme. Quando chegarem à idade de pensar em casamento, essa é a época de envolver-se seriamente. Mas vocês, rapazes que estão no ensino médio, não precisam disto, e tampouco as moças” (“Algumas Considerações a Respeito de Templos, Retenção de Conversos e Serviço Missionário”, Conferência Geral de outubro de 1997).
Pergunta 16: Como deve ser a demonstração física de afeto durante o namoro?
Parte disso é a sua decisão. Só porque você está namorando não significa que qualquer afeição física deva ser dada. Se você se sentir desconfortável, não faça. Mãos dadas é apropriado. Abraçar, quando não muito apertado ou por um período de tempo longo, pode também ser apropriado. Beijar, se feito sempre de forma decente.
“Antes de casar-se, não façam nada que desperte as poderosas emoções que só devem ser manifestadas no casamento. Não troquem beijos apaixonados, nem deitem uns por cima dos outros, não toquem as partes íntimas e sagradas do corpo de outra pessoa, com ou sem roupas. Não permitam que ninguém faça isso com vocês. (…) Nas culturas em que os encontros e o namoro são aceitáveis, tratem sempre seus companheiros com respeito, nunca como um objeto a ser usado para seus desejos lascivos. Permaneçam em situações seguras onde possam facilmente controlar seus sentimentos físicos. Não participem de conversas ou atividades que despertem desejos sexuais” ( Para o Vigor da Juventude , pp. 27–28).
Pergunta 17: Tenho que namorar logo após completar 16 anos?
“Nem todos os adolescentes precisam namorar ou desejam fazê-lo. Muitos jovens não namoram durante sua adolescência porque não estão interessados, não têm oportunidades ou simplesmente porque desejam retardar a formação de relacionamentos sérios. No entanto, boas amizades podem e devem ser desenvolvidas em todas as idades” (Para o Vigor da Juventude, pp. 24–25).
Pergunta 18: O que vai acontecer comigo se eu me casar com um não-membro? Eu posso ir ao templo sem o meu esposo?
Você pode, se você for digna, se você for capaz de manter os convênios que você vai fazer no templo, e se o seu cônjuge concordar. Este é um caminho difícil a percorrer. É mais fácil ir ao templo freqüentemente se o seu cônjuge também participa. É mais fácil manter os convênios se o seu cônjuge fez esses mesmos convênios. Na verdade, tudo é mais fácil se você casar com um membro da Igreja. Planeje e prepare-se para casar com um membro no templo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: